top of page

Gramática 

"Escriba, na antiguidade, era aquele que dominava a escrita. Possuía grande destaque social, já que poucos dominavam a arte de escrever. Estava sempre a serviço dos poderosos, pois era encarregado de redigir as leis ou as normas de uma determinada religião."

O ensino de gramática, no CURSO ESCRIBA, não é um fim em si mesmo, é uma ferramenta que busca ampliar as formas de comunicação do aluno. O trabalho com a chamada “Norma Padrão” leva em conta que o seu domínio é um direito de todos e não apenas uma “prerrogativa dos literatos”.

É sabido que esse domínio é uma das condições para que todos tenham acesso ao que foi produzido em termos de conhecimento e cultura pela humanidade, além de ser um instrumento de poder.  Numa sociedade altamente letrada, os que não dominam as formas consideradas corretas recebem uma marca social de “inferioridade”, mesmo com todos os equívocos dessa classificação.  

Monge 2_edited.jpg

Redação 

O domínio da Língua Portuguesa está em saber usá-la   em diferentes situações, considerando contextos e interlocutores. Esse uso depende de conhecimentos sobre a leitura e a escrita, dos gêneros textuais, de identificar o implícito nos textos, sejam eles orais ou escritos.

Isso exige prática. No Curso Escriba estimulamos o desenvolvimento dessas competências, apresentando ao aluno situações que envolvam mais do que a memorização e a reprodução da norma culta.

Os alunos são estimulados a um questionamento constante. Aprendem que a autoridade de quem escreve está na coerência, objetividade e na clareza dos argumentos utilizados e não na complexidade de um texto difícil e impenetrável

CursoEscriba - PMN - Perfil(1)(1).png

Interpretação de textos 

"A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro

falso; a palavra foi feita para dizer”
 

Para se realizar convenientemente a análise de um texto, seja ele literário, científico ou informativo, é preciso saber dividir este mesmo texto em suas partes constituintes. O texto é uma totalidade de sentido, e o sentido de cada parte depende do reconhecimento das relações morfossintáticas estabelecidas. É necessário, portanto, um exercício de análise de cada uma de suas partes constitutivas. 

Mostramos aos nossos alunos o significado da palavra análise: "Decomposição de um todo em suas partes constituintes" (dicionário Aurélio). Assim, o leitor identifica as relações morfossintáticas que dão sentido ao texto. 

45317_449893731707222_183128421717089_1503375_647664729_n.jpg
bottom of page